Holding familiar: o que é e por que ter uma?
Confira o conceito, como funciona e os principais motivos para constituir uma holding familiar. Evite problemas patrimoniais com esse suporte!
Você sabia que uma holding familiar permite organizar o patrimônio da sua família de forma segura e eficiente?
Essa estratégia tributária e jurídica, inclusive, traz uma série de benefícios. Mas, afinal, como essa modalidade funciona?
Neste artigo, explicaremos o que é, como constituir e os principais benefícios de uma holding na administração do patrimônio familiar.
Portanto, acompanhe a leitura e tire suas dúvidas!
O que é uma holding familiar?
Sobretudo, trata-se de uma empresa que visa administrar e controlar o patrimônio de uma ou mais famílias.
Ou seja, em vez dos membros da família possuir os bens em seu nome, eles são transferidos para a holding, que se torna a proprietária legal deles.
Dessa forma, a holding familiar pode gerenciar os bens, de forma mais integrada, planejada e, principalmente, profissional — ela busca a preservação e valorização.
Vale destacar que essa modalidade pode ser diferenciada em dois tipos: pura e mista.
A holding pura é aquela que se dedica, de forma exclusiva, à gestão do patrimônio familiar, sem executar nenhuma outra atividade econômica.
Por sua vez, a holding mista é aquela que, além de gerenciar os bens da família, também atua em outros ramos de negócio, como comércio, indústria ou serviços.
Como constituir esse tipo de empresa?
Visando garantir mais segurança ao patrimônio familiar, a abertura de uma holding exige a execução de alguns passos.
A seguir, apresentamos os principais. Veja!
- Escolha o tipo societário da holding, podendo ser LTDA ou SA.
- Defina o capital social.
- Elabore o contrato social ou estatuto da holding familiar.
- Registre sua holding na Junta Comercial.
- Obtenha o CNPJ.
- Obtenha as inscrições estadual e municipal.
- Garanta as devidas licenças e autorizações.
Além disso, é preciso transferir os bens da família para sua holding, por meio de um inventário e avaliação dos bens pelo valor de mercado.
A emissão das quotas ou ações da holding familiar, que serão distribuídas entre os membros da família, conforme participação no capital social também deve ser realizada.
Conheça 4 motivos para ter uma holding familiar
Ter uma holding familiar pode trazer diversas vantagens para a família, tanto do ponto de vista jurídico, quanto do ponto de vista tributário.
A seguir, apresentamos quatro motivos. Veja!
1- Proteção Patrimonial
A holding familiar pode proteger os bens da família de eventuais problemas financeiros, judiciais ou pessoais dos sócios, como dívidas, penhoras, divórcios, entre outros cenários.
Isso porque os bens não estão mais no nome dos sócios, mas sim da holding, que é uma pessoa jurídica distinta.
2- Planejamento Sucessório
Ela pode facilitar e agilizar a transmissão dos bens para os herdeiros, evitando o processo de inventário, o qual é demorado, burocrático e caro.
Além disso, a holding familiar pode reduzir os custos com impostos, taxas e honorários advocatícios, que podem chegar a 20% do valor do patrimônio.
Isso porque a transferência dos bens é feita por meio da doação das quotas ou ações da holding, que têm um valor menor do que os bens em si.
3- Economia Tributária
Essa estratégia permite maior economia tributária, pois permite definir por regimes tributários mais adequados para suas atividades.
Além disso, uma holding familiar oferece benefícios fiscais de alguns tipos de investimentos, como fundos imobiliários, que são isentos de IR sobre rendimentos e ganho de capital.
4- Gestão Profissional
A holding familiar pode melhorar a gestão do patrimônio familiar, pois permite a contratação de profissionais qualificados, para cuidar dos aspectos contábeis, financeiros, jurídicos e administrativos dos bens.
Além disso, pode estabelecer uma governança corporativa, definindo normas, valores e objetivos da empresa, assim como mecanismos de controle, transparência e prestação de contas.
Como uma contabilidade consultiva ajuda na administração da holding familiar?
Pensando em constituir uma holding familiar, e gerenciar, de maneira efetiva, o apoio de uma contabilidade consultiva, pode ser determinante.
Afinal, esse suporte vai além do cumprimento das obrigações contábeis e fiscais de uma empresa, pois oferece toda a orientação necessária para realizar planejamentos e encontrar soluções personalizadas para sua gestão.
Além disso, o apoio de especialistas oferece direcionamento para escolher o tipo societário, regime tributário e todas as questões envolvendo a constituição da sua holding, visando otimizar custos.
Dessa forma, terá maior tranquilidade na hora de elaborar e revisar os documentos para abertura desse negócio, bem como realizar toda avaliação dos bens e emitir relatórios com informações transparentes sobre sua situação patrimonial.
Em suma, uma contabilidade consultiva presta assessoria e consultoria para uma tomada de decisão estratégica, garantindo uma administração excepcional.
Tenha especialistas ajudando na gestão da sua holding familiar
Nós, da Holding Contábil, contamos com um time altamente capacitado e com vasta expertise nas mais diversas áreas administrativas, visando oferecer atendimento personalizado para entender as necessidades de cada cliente.
Dessa forma, podemos encontrar as soluções mais efetivas para cada particularidade, se mantendo distante de maiores problemas em sua gestão.
Portanto, converse conosco e veja como podemos ajudar em sua holding familiar!