Gestão de processos empresariais: passo a passo eficiente
Conheça os passos que sua empresa deve implementar para ter uma gestão de processos completa e efetiva.
A gestão de processos é uma das formas mais efetivas que uma empresa tem para organizar e melhorar as atividades.
Seja para alcançar os objetivos estratégicos ou melhorar a eficiência e a qualidade interna, existem passos indispensáveis para uma gestão de processos completa.
E você, já conhece esses passos? Quer ter mais eficiência? Vamos te auxiliar nisso!
Separamos neste artigo o passo a passo para sua empresa ter uma gestão de processos eficiente!
Confira agora e saiba tudo que deve ser considerado!
O que é a gestão de processos?
Antes de falarmos da gestão, você sabe o que é um processo empresarial?
Resumidamente, um processo é um conjunto de atividades interligadas com o potencial de transformar uma atividade na empresa.
Uma venda é um conjunto de processos, a gestão financeira é composta por processos, assim como todas as atividades da empresa.
Voltando a falar da gestão de processos, ela corresponde à organização das atividades de modo mais efetivo e econômico para melhorar os resultados do negócio.
Passo a passo para uma gestão de processos eficiente
Como citamos anteriormente, o gerenciamento dos processos de uma empresa envolve atividades indispensáveis.
Portanto, para ter um gerenciamento preciso, é preciso seguir os passos abaixo:
- Entender os processos empresariais;
- Mapear os processos da empresa;
- Analisar os processos existentes para identificar pontos de melhoria;
- Definir metas;
- Monitorar e controlar os processos;
- Implementar uma cultura de gestão de processos.
Quer colocar esses passos em ação? Então continue lendo e veja como!
1. Identifique os tipos de processos
Para te ajudar a entender melhor esse passo, dividimos os processos em três tipos: operacionais, gerenciais e estratégicos.
Os processos operacionais são mais básicos, eles correspondem, em geral, a tarefas padronizadas e repetidas.
Quando falamos de processo gerencial, pode-se englobar tudo que envolve a coordenação e o controle das atividades que englobam a gestão, como o planejamento e a execução.
Por fim, o processo de ordem estratégica é mais dinâmico, pois engloba tudo que envolve os objetivos estratégicos.
Uma empresa tem diversos processos gerenciais, confira os artigos listados a seguir e melhore a sua gestão:
- Planejamento tributário: a única forma de reduzir impostos de forma legal;
- As 5 maiores dúvidas dos empresários sobre o controle financeiro.
2. Mapeie os processos da sua empresa
O mapeamento consiste em representar graficamente os processos.
Para mapear, é preciso identificar todas as atividades do processo, os recursos, responsáveis e todas as informações que ajudem a entender o fluxo do processo e como ele impacta a empresa.
3. Analise e melhore os processos
Para começar, você deve definir os indicadores de desempenho para medir como cada atividade é desempenhada e os resultados para a empresa.
Colete e analise os dados para obter as informações necessárias.
Com essas informações, é possível entender os pontos positivos, negativos e como melhorar o que precisa de ajuste.
Em seguida, proponha soluções e melhorias, e elabore um plano de ação para executar as soluções e melhorias propostas, definindo as atividades, os responsáveis, recursos e prazos.
4. Defina metas para a gestão de processos
Para colocar o seu plano de ação em atividade, é necessário definir suas metas.
Felizmente, com a análise dos indicadores, é possível ter acesso a informações precisas, que mostram o que é preciso e como deve ser feito.
As metas devem ser baseadas nos objetivos da empresa, mas devem seguir os dados para serem realistas e alcançáveis.
5. Aprenda a monitorar e controlar processos
O monitoramento e controle dos processos seguem a mesma necessidade de olhar para os indicadores de desempenho.
Todas as decisões que irão impactar a gestão de processo ou trazer mudanças para as rotinas da empresa devem seguir dados confiáveis e recentes.
O objetivo do monitoramento e controle é garantir a qualidade e a melhoria contínua dos processos.
6. Implemente uma cultura de gestão de processos
Por fim, a cultura de gestão são valores e hábitos que orientam e incentivam os gestores e demais colaboradores a gerir melhor as atividades executadas.
Para implementar uma cultura de gestão de processos, é preciso estabelecer o propósito, os objetivos e os princípios que norteiam a gestão de processos na sua empresa.
Comunique todas as rotinas para todos os colaboradores, buscando o seu engajamento e adesão.
Além disso, defina as regras, as responsabilidades e os mecanismos da gestão.
Por fim, utilize métodos e ferramentas adequados para facilitar o aprendizado e a aplicação prática da gestão de processos.
Promova também a troca de experiências e boas práticas entre os colaboradores.
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