Aprenda a fazer corretamente a precificação do seu serviço – passo a passo
Com preços corretos, você pode garantir o sucesso financeiro de sua empresa e até mesmo ajudá-la a crescer. Então conheça agora tudo que é necessário para precificar seus serviços corretamente!
Estabelecer o preço correto de seus serviços pode ser uma tarefa complicada e assustadora para os proprietários de empresas. Afinal, isso requer a compreensão do mercado, de seus clientes-alvo e de seus próprios custos.
É comum estabelecer um preço exagerado ou abaixo do valor de seus serviços, levando a uma perda de clientes potenciais ou a um lucro insuficiente.
Com a abordagem correta, porém, é possível elaborar uma estratégia de preços que ajude sua empresa a alcançar o sucesso.
Por isso, este artigo fornece as informações necessárias para tomar as decisões corretas quando se trata de fixar os preços de seus serviços.
Leia até o fim e conheça o passo a passo para a precificação correta de seus serviços.
1º – Analise seu mercado
Antes de precificar, fazer um estudo de mercado é indispensável. Assim, você poderá analisar as melhores posições no mercado, além de ter uma média do valor cobrado pelo mercado, que pode ser uma base para determinar o preço de seu serviço.
Com a análise da concorrência, é possível identificar elementos que podem ajudá-lo a melhorar seu trabalho. Você deve observar o que outros profissionais estão oferecendo e quaisquer possibilidades de se destacar.
Se verificar que os preços que você fixa são muito altos quando comparados à concorrência, pode ser o momento de se ajustar ao mercado ou criar estratégias para enfatizar suas diferenças, o que pode justificar o valor que você cobra.
2º – Conheça seu cliente-alvo
Você precisa conhecer seus clientes-alvo. Idealmente, você está procurando fixar o preço de seus serviços para que eles sejam atraentes para os clientes que podem usar os serviços e estão dispostos a pagar por eles.
Para fazer isso, você precisa primeiro entender seus clientes. O que eles querem? O que eles precisam?
Seus clientes são a chave para fixar o preço correto de seus serviços. Portanto, é crucial que você compreenda tanto quem são quanto o que querem.
3º – Entenda os custos do serviço
Não podemos fixar o preço de um serviço sem saber quanto ele custa para o seu negócio. Por isso, ao fazer a precificação dos serviços, deve-se considerar todos os custos e despesas associados a ele, como materiais, mão de obra, custos de viagem e assim por diante.
Além disso, você deve considerar o que é necessário para manter seu negócio funcionando, por exemplo, aluguel e eletricidade. Não esqueça de incluir também os impostos e contribuições no cálculo.
Esses valores devem ser calculados com antecedência para garantir a sustentabilidade de sua empresa e que o preço inclua uma margem de lucro para promover o crescimento do negócio.
4º – Escolha o modelo de preço certo
Uma vez que você tenha um melhor entendimento de seus custos e do tamanho e demanda potencial para seus serviços, é hora de escolher o modelo de preço certo.
Há uma série de modelos de preços a escolher, e cada um tem suas próprias peculiaridades e vantagens.
Os modelos de precificação mais utilizados para determinar preços na prestação de serviços são:
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Precificação com base nos custos
A fim de determinar o preço tendo o custo como base, deve-se conseguir diferenciar entre custos fixos, variáveis, diretos e indiretos.
Ao determinar o preço com essa estratégia, todos os custos associados à prestação do serviço devem ser considerados.
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Precificação com base na concorrência
Pode ser difícil precificar com base nessa estratégia, por isso, é necessário ter atenção no processo. Afinal, apesar de não variar grandemente o valor praticado por um determinado serviço, as empresas podem oferecer um serviço com qualidade inferior, o que levará você a identificar e saber vender seus diferenciais.
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Precificação com base na demanda
Quando se trata de preços baseados na demanda, o conceito é bastante simples. Por exemplo, digamos que uma área tem 15 pessoas querendo comprar um laptop, mas há apenas 5 para oferecer. A situação é que cada cliente está, provavelmente, disposto a pagar mais pela quantidade limitada de mercadorias.
Por outro lado, se houver um excedente da mercadoria, então é muito provável que a taxa desça. Consequentemente, o custo é determinado pelo equilíbrio entre a oferta e a demanda.
5º – Teste e ajuste seus preços
Uma vez que você tenha um preço, é hora de verificar se esse preço é justo e competitivo. Você deve conseguir cobrar um preço justo pelo que seus clientes recebem, garantido que eles comprem e paguem pelos seus serviços para conseguir cobrir suas despesas mensais.
Se você não puder fazer isso, precisa ajustar seu preço. Para isso, é essencial analisar como a precificação está afetando o seu negócio e encontrar melhores formas de fazer os devidos ajustes.
Resumindo
Os preços de serviços são um delicado ato de equilíbrio. Você tem que encontrar um equilíbrio entre cobrar o suficiente para cobrir seus custos e obter lucro.
Por isso, é essencial que os empresários escolham o modelo de preço certo, compreendam seus custos e conheçam seus clientes-alvo.
Uma vez cobertas essas três bases, é hora de testar e ajustar seus preços para ver quais estão funcionando melhor para a sua empresa.
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